2017 2018

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

10 coisas que tens de fazer ao carro antes de começar o outono

Setembro 14, 2018

Untitled design (2)

Setembro é o mês dos regressos: voltamos ao trabalho, o trânsito intensifica-se, há a possibilidade de chover e, por isso, o melhor é estares preparado com antecedência. E apesar de ainda podermos contar com bom tempo por mais alguns dias, mais tarde ou mais cedo vamos ter de aceitar que os dias vão ser mais curtos, com cada vez menos sol e com filas cada vez mais longas.
Para te dar uma ajuda, a PRIO organizou uma lista de 10 coisas que tens mesmo de fazer ao carro antes do final do verão:

Verifica a pressão dos pneus
Esperam-nos dias mais chuvosos e consequentemente mais perigosos na estrada. Nesta altura, os pneus são realmente importantes e é por isso que lhes deves dar atenção. Regular a pressão para estas alturas é essencial, visto que se estiverem muitos cheios podem perder a aderência à estrada se ela estiver molhada. Quando parar para pôr combustível num dos Postos PRIO, aproveite e verifique a pressão dos seus pneus.

Atesta o teu carro
Os dias mais curtos estão mesmo a chegar. Por isso, uma das coisas que deves mesmo fazer é atestar o carro e garantir que tens combustível suficiente para os primeiros dias de outono. Passa num dos vários postos da PRIO espalhados pelo País e abastece o teu carro.

Verifica o estado do óleo
A verificar o óleo do motor, dos travões e da embraiagem não pode mesmo ser esquecida. Para não correres o risco de veres acender a luz vermelha do painel de controlo, passa num posto PRIO e vê como estão os níveis do carro. Um conselho? Leva também na mala do carro um ou dois litros de lubrificantes da PRIO, só para prevenir.

Confirma se tens o kit de emergência completo
Sabias que podes pagar uma multa que pode ir até aos 600€ caso não tenhas o triângulo de pré-sinalização ou o colete refletor? Pois é. Confirma se tens o kit de emergência e o kit de primeiros socorros no porta bagagens antes de começar o outono.

Controla o nível da água
Antes de chegar o mau tempo, confirma se tens água suficiente no compartimento do radiador do teu carro. Deves guardar sempre uma garrafa de água grande no porta bagagens do carro, caso seja necessário voltar a encher e não estejas perto de um posto de abastecimento.

Verifica o estado das luzes
Os dias já estão a ficar mais pequenos e, para garantir que anda sempre em segurança, perca algum tempo durante estes dias a verificar se tem alguma luz fundida ou a precisar de ser substituída. Nas lojas PRIO encontra kits de lâmpadas a preços muito acessíveis.

Atualiza o sistema de GPS
Se não tens sentido de orientação e dependes muito do sistema de GPS do teu carro, não te esqueças de o atualizar. Assim já não há perigo de te perderes.

Verifica a bateria do teu carro
Para evitares qualquer tipo de problemas, verifica se a bateria do teu carro está seca. Além deste pormenor importante, não te esqueças de conferir se ela está completamente carregada. O frio pode danificar o estado da bateria, por isso, se já não te lembras quando a mudaste pela última vez, troca-a por uma nova.

Confirma se os limpa para-brisas estão em condições
A exposição ao sol, as altas temperaturas e o pouco uso dos limpa para-brisas no verão trazem, claro, estragos às escovas do teu carro. Por isso, antes que comece a chover, verifica se elas precisam de ser substituídas. Em qualquer Posto PRIO pode encontrar as escovas mais adequadas para o teu carro.

Adota uma condução prudente
O outono não traz apenas o frio, mas também muitas folhas caídas na estrada. Apesar de ser bonito, isto pode tornar-se muito perigoso. Como tal, moderar a velocidade e ter em atenção neste tipo de pisos mais acidentados é o melhor que pode fazer para garantir a tua segurança e a dos que viajam contigo.