2017 2018

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

10 conselhos para chegar em segurança à noite de Natal

Dezembro 21, 2017

Christmas_car_presents_jbvzl5

A grande noite de Consoada está prestes a chegar e muitos condutores estão a preparar-se para fazer viagens e visitar a família nesta época festiva. Quer seja uma viagem curta ou mais longa, todo o cuidado é pouco.

O trânsito intensifica-se, há a possibilidade de chover e, por isso, o melhor, é preparar-se com antecedência. Para lhe dar uma ajuda, a PRIO dá-lhe 10 conselhos que tem mesmo de seguir à risca para chegar em segurança à ceia de Natal com a família:

Verifique o estado do óleo

Esta é uma questão fundamental para a saúde do seu carro, e a verificação do óleo do motor, dos travões e da embraiagem não pode ser descurada. Para não correr o risco de ir na viagem e a luzinha vermelha do painel de controlo acender, antes de arrancar passe num posto PRIO e veja como estão os níveis do seu carro. Leve também na mala do carro um ou dois litros de lubrificantes da PRIO, só para prevenir.

Controle o nível da água

Antes de começar a viagem, confirme também se tem água suficiente no compartimento do radiador do seu carro. Leve também uma garrafa de água grande consigo na viagem, caso seja necessário voltar a encher e não esteja perto de um posto de abastecimento.

Confirme o estado dos pneus

São um dos componentes cruciais do seu carro e que, caso estejam em mau estado, podem pôr em causa a segurança da sua família. Veja se estão desgastados e considere se precisam de ser substituídos. Quando estiver no posto PRIO mais próximo de si, aproveite e verifique a pressão dos pneus, de acordo com as indicações da marca. Por fim, confirme se o pneu de substituição está em bom estado.

Atualize o sistema de GPS

Se é daquelas pessoas sem sentido de orientação e depende do sistema de GPS, não se esqueça de o atualizar antes de sair de casa. Não queremos que corra o risco de ir parar à ponta exatamente oposta do país por seguir as indicações erradas do seu sistema de navegação.

Confirme se tem o kit de emergência completo

Esta é uma questão que não se prende apenas com segurança, já que pode pagar uma multa que pode ir até aos 600€ caso não tenha triângulo de pré-sinalização ou colete refletor. Por isso já sabe, confirme se tem o kit de emergência no porta bagagens antes de sair de casa, assim como um kit de primeiros socorros.

Ateste o seu carro

Se não quiser ficar parado a meio caminho, uma das últimas coisas que tem mesmo de fazer antes de começar a sua viagem é passar num dos postos da PRIO, abastecer o seu carro e aproveitar o desconto diário que pode ir até aos 10 cêntimos por litro de combustível.

Entretenha os miúdos na viagem

“Já chegámos?”, “Falta muito?”, “Podes pôr os Caricas?”, são algumas das frases que os pais mais ouvem vindas do banco de trás, e podem ser uma grande distração para quem vai a conduzir. O melhor é mesmo arranjar alguns brinquedos, que sejam seguros para usar no carro, para os miúdos irem entretidos durante toda a viagem. Isto, claro, se eles não forem daqueles que adormecem na primeira curva.

Cuidado com a velocidade

Este parece ser um assunto do qual todos os condutores gostam de se esquecer, mas os limites de velocidade devem ser cumpridos seja dentro ou fora das localidades tanto para evitar acidentes como multas. Se cumpre sempre os limites de velocidade, tenha atenção redobrada em relação aos outros condutores, eles podem não ser assim tão cumpridores.

Faça paragens com frequência

O cansaço acumulado de conduzir durante várias horas seguidas pode pôr em causa a segurança durante a viagem. Para prevenir, o melhor é fazer algumas paragens no caminho para esticar as pernas, descansar ou até mesmo trocar de lugar com outro condutor. Aproveite e pare num dos postos de abastecimento PRIO para comprar aqueles presentes de última hora que se esqueceu, há perfumes em desconto para os adultos e kits da Science4You para os miúdos.

Leve comida e água para o caminho

Não há nada pior do que ter a família inteira a queixar-se com fome ou sede durante a viagem. O melhor é mesmo ter uma marmita com alguns essenciais para que possam ir petiscando durante o caminho. Aproveite as paragens para ir a um dos Hiper Mini Markets da PRIO para abastecer o seu carro de comida e água para o resto da viagem.