2017

14 coisas que deve ter sempre no seu carro

Novembro 17, 2017

14 coisas que tem de ter sempre no seu carro

Seja para viagens curtas ou para percorrer longas distâncias, há um conjunto de coisas que deve ter sempre à mão no seu carro. Porque o podem ajudar a chegar de forma mais segura ao seu destino ou porque o podem salvar numa situação incómoda.

Para o ajudar a estar preparado para todas as eventualidades, preparámos uma lista com os 14 itens que deve ter no seu carro e que o devem acompanhar para todo o lado:

Documentos
Além da carta de condução, deve andar sempre com o registo de propriedade do seu veículo e com a carta verde do seguro. Estes são documentos obrigatórios no caso de ser abordado pelas autoridades e são também indispensáveis em caso de acidente. Além disso, se precisar de contactar a sua seguradora em viagem, ter a apólice à mão é sempre uma boa ideia.

Declaração amigável
Ninguém gosta de pensar em acidentes, mas a verdade é que eles acontecem mesmo. Para poupar trabalho adicional, tenha sempre à mão uma declaração amigável de acidente.

Ferramentas
Os carros novos já vêm equipados de origem com um kit básico de ferramentas e, em alguns casos, já nem sequer tem pneu de substituição. Mas nunca se sabe quando é que precisa de fazer uma reparação rápida à beira da estrada, por isso, o melhor é garantir que o seu carro tem colete, triângulo de sinalização e um macaco. Se quiser andar mesmo prevenido, leve consigo uma chave de fendas ou uma chave phillips.

Kit de luzes
Andar sem luzes é extremamente perigoso. E se no dia a dia ter um farol fundido é um problema que se resolve em cinco minutos no mecânico, quando viajamos é essencial ter à mão um kit de luzes que assegure que circulamos sempre com a maior segurança. Nos Postos PRIO há kits de luzes que lhe podem livrar de muitas dores de cabeça.

Booster de bateria
Pior do que chegar ao carro e perceber que a bateria descarregou durante a noite é das piores coisas que pode acontecer. Especialmente se estivermos atrasados para um compromisso e não houver ninguém por perto com uns cabos para nos dar um empurrão. Para evitar uma situação destas, o melhor é ter no porta bagagens um boster de bateria, que lhe dá autonomia para voltar a dar vida ao seu carro, mesmo quando não há ninguém por perto.

Óleo
Vamos ser francos. Nem sempre damos a devida atenção aos níveis de óleo do nosso carro. Por isso, quando o motor se queixa e aquela assustadora luzinha vermelha se acende, o melhor mesmo é ter à mão um ou dois litros de óleo. Na PRIO há uma vasta gama de lubrificantes para o seu carro que lhe permitem evitar verdadeiras catástrofes em caso de emergência.

Carregador de smartphone
Quando estamos na estrada, o smartphone é a nossa única ligação ao mundo. E isto ganha ainda mais importância quando o seu carro avaria numa qualquer estrada remota. O ideal é andar sempre com um carregador que lhe permita manter-se ligado ao resto do mundo.

GPS e mapa
Hoje em dia é normal que, quando compra um carro, este venha já equipado com GPS. No caso de isso não acontecer, é sempre bom ter por perto comum que o aparelho GPS já venha como item de série dos carros. Caso contrário, um portátil deve estar presente. E é sempre bom ter também um velhinho mapa até porque nem sempre há sinal de satélite.

Kit de primeiros socorros
Um kit de primeiros socorros pode ser uma boa ajuda e permitir que chegue ao seu destino sem ter de parar num hospital ou centro de saúde.

Lanterna
Vai ser a sua melhor amiga se ficar parado a meio da noite numa qualquer estrada.

Kit de reparação de pneus
O kit de reparação de furos é uma forma prática de colocar, novamente, o pneu em condições de rolar, evitando usar o macaco e até tirar o pneu do carro. Mas atenção: não deve viajar mais de 200 quilómetros com um pneu que tenha sido reparado com este kit.

Óculos de sol
Começar uma viagem ao nascer ou ao pôr do sol sem óculos é tão irritante como perigoso. Se não conseguir ver tudo o que se passa à sua volta, a probabilidade de ter um acidente é muito grande. Para garantir que vê todos os carros, tenha sempre no porta-luvas um par de óculos escuros.

Extintor
É um objeto fácil de transportar mas que pode salvar vidas ou, pelo menos, evitar estragos maiores em caso de acidente ou falha do motor.

Água e comida
Já é mau ter o carro avariado e estar à espera de reboque num local longe de tudo. Pior ainda se estiver de barriga vazia. Nestes casos, ter alguma comida e um pouco de água são a salvação. O ideal mesmo é ter algumas barras energéticas à mão: têm prazos de validade muito alargados e aguentam grandes variações de temperatura.