2017 2018

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

4 truques para não ficar sem ar condicionado no verão

Junho 21, 2018

ar condicionado do carro

Parece que desta é que é. Agora que estamos quase a entrar oficialmente no verão, o calor chegou e, ao que tudo indica, veio para ficar. Mas se, por um lado, a ideia de ter sempre à mão o fato de banho e a toalha é fantástica, por outro, há sempre alguns perigos escondidos, especialmente para os nossos carros, que não se dão particularmente bem com temperaturas extremas.

E se a areia que se vai acumulando se pode aspirar e a poeira que se acumula sobre a pintura nos dias de praia pode lavar-se, a verdade é que há vítimas silenciosas do calor dentro do nosso carro. Uma destas potenciais vítimas é o ar condicionado. É que o esforço de manter o habitáculo fresco nos dias mais quentes pode ser demais para alguns veículos e, se não forem tomadas as precauções essenciais, corremos o risco de ficar sem forma de nos refrescar nas viagens.

Para que isto não aconteça, é importante fazer algumas manutenções periódicas ao ar condicionado do seu carro, há alguns truques simples que deve seguir no seu dia a dia e que o podem salvar de muito calor e dores de cabeça:

Ligue o ar condicionado regularmente
O uso regular do ar condicionado é um dos garantes do seu bom funcionamento. Por isso mesmo, deve fazer um esforço para ligar o ar condicionado, pelo menos, uma vez por semana, mesmo que não esteja muito calor. Isto permite manter todas as ligações desimpedidas e assegura que o mecanismo dará uma boa resposta quando puxar mais por ele.

Desligue o ar condicionado antes de desligar o carro
Este é um dos gestos que é frequentemente negligenciado aquando a utilização do ar condicionado. Ao desligarmos o carro com o ar condicionado ligado obrigamos a uma paragem brusca do sistema, podendo afetar o funcionamento do compressor.

Arrefeça o veículo antes de ligar o ar condicionado
Se deixou o carro ao sol, deixe o ar circular com os vidros abertos antes de ligar o ar condicionado. Isto reduzirá a temperatura do habitáculo e, desta forma, permitirá ao ar condicionado estabilizar mais facilmente a temperatura, com um esforço menor e menos risco de avarias.

Cuidado com as diferenças de temperatura
Caso o seu carro tenha estado ao sol durante muito tempo evite usar o ar condicionado antes que haja uma redução da temperatura interior. Se não tiver este cuidado, pode levar a que o ar frio do sistema cause rachas no pára brisas, devido ao choque térmico.