2017

5 coisas que tem que fazer para preparar o seu carro para o outono

Setembro 28, 2017

Saia o que tem de fazer para a nova estação

Agora é oficial: o verão acabou. E apesar de ainda podermos contar com bom tempo por, pelo menos, mais alguns dias, a verdade é que mais tarde ou mais cedo vamos ter que aceitar a realidade dos dias com cada vez menos sol e com filas cada vez mais longas.

Quem usa o carro todos os dias para levar os miúdos à escola e para ir para o trabalho sabe que o outono é a estação de todos os perigos para quem anda na estrada. Os meses de poeiras, óleos e outras substâncias que se foram acumulando no asfalto ao longo de meses de sol e calor transformam a estrada numa pista de carrinhos de choque assim que começam a cair as primeiras chuvas.

Para evitar dores de cabeça desnecessárias, há algumas coisas a que deve estar atento no seu carro antes que o outono se faça sentir com toda a sua força:

Veja se os seus limpa para-brisas estão em condições
A exposição ao sol, as altas temperaturas e o pouco uso a que os limpas para-brisas foram sujeitos no verão, trazem estragos às escovas. Por isso, antes que comece a chover a sério, verifique se precisam de ser substituídas. Se for a qualquer Posto PRIO vai ver que encontra as escovas mais adequadas para o seu carro e que em menos de 10 minutos consegue ter este problema resolvido até à primavera.

Avalie o estado das luzes
Os dias já estão a ficar mais pequenos e, para ajudar, em outubro muda a hora. Ou seja, quando der por si está a sair de casa de noite e a regressar também de noite. Para garantir que anda sempre em segurança e cumpre a lei, perca algum tempo durante estes dias a verificar se tem alguma luz fundida ou a precisar de ser substituída. Nas lojas PRIO encontra kits de lâmpadas a preços muito acessíveis.

A sua bateria ainda está boa? 
Verifique a sua bateria e procure sinais de humidade e corrosão. Precisa de estar seca para evitar qualquer tipo de problemas. Além deste pormenor importante, não se esqueça também deve conferir se está completamente carregada. O frio é algo que realmente pode danificar o estado da sua bateria, por isso o melhor, se já não se lembra bem quando a mudou, é trocá-la por uma nova e ter essa segurança.

Verifique a pressão dos pneus
Esperam-nos dias mais chuvosos e, por consequência, mais perigos na estrada. Nesta altura os pneus são tanto podem ser os nossos melhores amigos como os maiores traidores, e por isso é muito importante dar-lhes a devida atenção. Regular a pressão para estas alturas é essencial, visto que se estiverem muitos cheios podem perder a aderência à estrada se esta estiver molhada. Quando parar para pôr combustível num dos Postos PRIO, aproveite e verifique a pressão dos seus pneus.

Adote uma condução prudente
O outono não traz apenas o frio mas também muitas folhas caídas na estrada. Normalmente isso é uma paisagem bonita mas podem tornar-se também perigosa. Como tal, moderar a condução e ter em atenção este tipo de pisos mais acidentados é o melhor que pode fazer para garantir a sua segurança.