2017 2018

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

5 truques para poupar combustível nos dias frios

Fevereiro 20, 2018

Poupar combustível com frio

Já falta pouco para terminar o inverno, mas ainda são muitas as manhãs que fazem questão de nos recordar que estamos na estação mais fria do ano. E quem sofre muito com estas manhãs de frio – e até de geada – sãos carros, que podem demorar mais a pegar, que precisam de mais tempo para alcançar performances melhores e que acabam por gastar mais combustíveis com tudo o que fazemos para conseguirmos ficar quentes mais depressa.

A natureza é a natureza e não há nada a fazer em relação a isso, certo? Nada mais errado. A verdade é que, embora não haja nenhum método infalível que lhe permita contornar o impacto do frio no consumo de combustível do seu caro, há algumas formas de reduzir este problema.

Deixe o carro na garagem durante a noite
Durante os dias mais frios, sempre que possível deixe o garro numa garagem ou num sítio abrigado durante a noite. Isto evita que a temperatura global do carro não baixe tanto durante a noite e permite que aqueça mais depressa quando o puser a trabalhar, permitindo-lhe poupar combustível.

Não utilize o ar condicionado mais do que o necessário
Nós percebemos a necessidade de combater o congelamento precoce no habitáculo do carro naqueles primeiros minutos da manhã. Nestes momentos o ar condicionado é o nosso melhor amigo. O problema é quando o deixamos ligado mais tempo do que é preciso e só o desligamos quando começamos a sentir algum calor. É que todo esse tempo que o ar condicionado está ligado além do necessário é combustível a mais que o seu carro consome desnecessariamente.

Evite grandes acelerações
A maioria dos produtores de automóvel recomenda que na fase inicial de cada viagem a deslocação seja feita de forma muito suave, evitando acelerações súbitas quando o motor do seu carro ainda está frio. Isto permite que o carro aqueça de uma forma mais eficaz, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes.

Use o tipo de óleo mais adequado ao seu carro
Ter o óleo adequado para as características do motor do seu carro é a diferença entre ter um carro saudável e um carro que lhe dá problemas várias vezes por ano. Especialmente nas alturas em que as temperaturas são mais extremas. No frio, em particular, um óleo desadequado limita a lubrificação do motor e isso pode levar a uma maior desgaste, a consumos mais acentuados e, no limite, a problemas mecânicos. Aproveite uma destas manhãs frias para passar na PRIO e conhecer a nossa gama de lubrificantes.

Verifique regularmente a pressão dos seus pneus
Esta é uma daquelas dicas que vale para quase todas as situações no que diz respeito a carros. E é tão válido para a segurança como para a poupança de combustível. Pneus com a pressão errada são pneus com maior atrito na estrada e, claro, pneus que o levam a consumir mais combustível.