2017 2018

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

5 truques para saber se precisas de mudar os pneus do teu carro

Outubro 29, 2018

Untitled design (2)

Está a chegar a chuva e ninguém quer ter pneus em mau estado quando isso acontecer. Por essa razão, tens de estar atento às condições dos pneus do teu carro, caso seja melhor trocar antes que comece a chover todos os dias.

Esta é uma preocupação fundamental para manter a segurança de quem viaja contigo. Na maioria das vezes, os pneus não são alvo da atenção que merecem e esquecemo-nos dos cuidados a ter com os quatro elementos que mantêm o automóvel ligado ao chão. A manutenção correta dos pneus é essencial para prolongar a sua vida útil e evitar dissabores. Estes são os 5 truques que podes usar para aumentar a performance e segurança do teu carro:

Avalia constantemente o desgaste
A forma mais fácil de avaliar a profundidade dos sulcos do pneu é com um profundímetro. Para isso, só tens de rodar a direção cerca de 45 graus para um dos lados, para que possas ver bem a superfície do pneumático. A medição deve ser realizada em três pontos – exterior, centro e interior – e em várias zonas do pneu. O valor mínimo imposto por lei é 1,6 mm. Logo, se estiver abaixo, está na altura de trocares os pneus do teu carro.

Monitoriza a pressão dos pneus

A pressão abaixo dos valores indicados pelo fabricante do teu carro contribui para o aumento do consumo de combustível e influencia o comportamento e segurança do automóvel. Porquê? Porque provoca maior desgaste do pneu. Da mesma forma, pneus com uma pressão acima do indicado têm menor aderência ao piso.
Uma correta pressão dos pneus melhora a segurança na condução e a durabilidade do pneu. A pressão dos pneus deve ser verificada, no mínimo, uma vez por mês e com os pneus a frio.

Controla a carga
Os meses de verão são mais propícios a viagens em família e, portanto, mais peso no automóvel. É importante teres em atenção o peso da carga para conseguires adequar a pressão conforme as indicações do fabricante e respeitando os valores de carga máxima indicados na lateral do pneu.
Troca as válvulas
A maioria dos condutores não dá importância às válvulas, mas estas são responsáveis por manter o pneu hermético, para não deixar sair ar do interior. As válvulas, tal como os pneus, suportam elevadas pressões e, com o tempo e quilómetros, o desgaste vai aumentando. Quando fores trocar os pneus não te esqueças de pedir para verificar o estado das válvulas.
Verifica o alinhamento das rodas
Manter o paralelismo entre os eixos e as rodas é fundamental para uma boa manutenção dos pneus. Para perceber se existem diferenças acentuadas, deves passar a mão na superfície de rodagem, do exterior para o interior do pneu e vice-versa.

Se houver algum tipo de irregularidade de dentro para fora, significa que os ângulos de convergência poderão estar incorretos.