2017 2018

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

6 truques para evitar as filas de trânsito durante o Natal

Dezembro 12, 2017

transito

Sabemos que a época festiva é sinónimo de viagens longas para muitos portugueses. E estas viagens tendem também a ser as mais penosas por causa das filas de trânsito que se acumulam nesta altura do ano.

Este ano, a Consoada calha a um domingo e o dia de Natal a uma segunda-feira, por isso, é natural que a sexta-feira anterior seja um daqueles dia infernais nas principais estradas de saída das cidades. Pior: é também por esta altura que dispara o número de acidentes de viação.

Para que o Natal seja realmente perfeito, saiba que existem aplicações, sites e até linhas telefónicas que o podem ajudar — e muito — a fugir ao trânsito. Se ainda não sabe de que estamos a falar, tome nota das nossas sugestões. Vão ser um belo presente, acredite em nós.

Waze — o GPS que é também um apoio ao condutor

Waze é uma aplicação para smartphones que permite aos utilizadores trocarem informações sobre o estado do trânsito em tempo real, como a presença de radares, de operações stop ou sobre a possibilidade de trânsito intenso num determinado percurso. Além disso, o Waze funciona como um sistema de GPS que, baseado-se nas informações disponibilizadas pelos utilizadores, calcula o percurso mais rápido para chegar ao seu destino.

A aplicação está disponível gratuitamente na App Store (iOS) e na Google Play (Android).

O site da Via Verde

Através do site da Via Verde é possível consultar o estado do trânsito em tempo real, a qualquer hora do dia. Ao entrar no site, é possível ver como estão as estradas por todo o país. Além disso, estão marcados os locais onde pode encontrar radares de controlo de velocidade.

A fiel rádio

Nada melhor do que manter o rádio ligado durante a viagem para saber qual é o estado do trânsito. A informação transmitida pelas rádios vai sendo atualizada regularmente e dá conta do trânsito nas principais cidades do país. Algumas rádios disponibilizam também uma linha verde para a qual os  condutores podem ligar gratuitamente caso queiram informação mais detalhada.

O velhinho Google Maps

Quem nunca utilizou o Google Maps que se acuse. Foi dos primeiros sistemas de GPS disponíveis para smartphones e continua a ser a escolha de muitos utilizadores. Além disso, tem vindo a ser melhorado de ano para ano.

À semelhança do que acontece com a Waze, o Google Maps também monitoriza a circulação em tempo real e calcula qual o melhor trajeto a seguir consoante o estado do trânsito. Assim, consegue escapar às vias mais problemáticas, com a certeza de que chegará ao seu destino.

A linha do Portal das Estradas

O Portal das Estradas disponibiliza através do site a informação de trânsito em todo o país. No entanto, se estiver no carro e sem acesso à internet, pode sempre ligar para a linha de apoio do Portal através do número 212 879 521

Buzzstreets, a opção nacional

Esta aplicação portuguesa é a melhor opção se está preocupado com todos os possíveis obstáculos que podem surgir durante a viagem. A Buzzstreets mostra-lhe, em tempo real, todas as ocorrências no percurso que definiu, além de estimar quanto poderá demorar a resolver uma situação como um acidente, por exemplo, para que possa planear melhor a sua viagem.

A Buzzstreets está disponível sem qualquer custo através da App Store (iOS) e da Google Play (Android).