2017

7 dicas para poupar combustível no regresso ao trabalho

Setembro 15, 2017

Trânsito no regresso ao trabalho

Setembro é o mês dos regressos. Dos adultos ao trabalho e dos miúdos à escola. É o mês do regresso às filas e ao trânsito e é, tradicionalmente, um mês de maior contenção financeira. Faz sentido, por todos estes fatores, darmos algumas dicas de como se pode poupar combustível durante as filas, mas também naqueles momentos em que se para o carro por breves segundos para largar as crianças na escola.

Siga estes 7 conselhos da PRIO para que possa poupar combustível:

1. Ateste sempre o depósito 
Ao atestar o seu depósito na totalidade, ao invés de ir abastecendo aos poucos, irá poupar não só algum dinheiro, como tempo. Já pensou no que gasta com as deslocações extra a um posto de combustível? No final de cada abastecimento, certifique-se que a tampa do depósito ficou bem fechada, caso contrário o combustível irá evaporar facilmente.

2. Aproveite os preços PRIO
Nos postos PRIO o preço é sempre mais baixo. Há sempre descontos e não precisa de andar com cartões atrás nem de ficha de cliente nem nada. Na PRIO o preço é sempre mais baixo: há descontos que vão até aos 10 cêntimos por litro todos os dias da semana. E já se sabe, poupar na altura de abastecer é meio caminho andado para ter um mês mais folgado em termos de dinheiro.

3. Conduza devagar
A condução a velocidades muito elevadas faz com que o combustível desapareça rapidamente do depósito, o que o levará a abastecer com muito mais frequência. Para além de ser melhor para o ambiente, para o seu nível de stress e, claro, para a sua segurança, conduzir devagar vai possibilitar que abra menos a sua carteira. Portanto siga este conselho da PRIO e não carregue tanto no acelerador!

4. Desligue o carro
Quando estiver parado a deixar os seus filhos na escola, ou até mesmo no trânsito, desligue o motor do seu carro. Esta simples ação irá fazer com que poupe combustível, sempre que estiver parado mais do que 1 minuto. O motor do seu carro gasta mais combustível em 10 segundos ao ralenti do que se desligar e voltar a ligar somente quando precisa. Se tem Start&Stop no seu automóvel, comece a utilizá-lo.

5. Poupe nas descidas
Se quiser poupar combustível, aproveite as descidas. Não deixe o carro em ponto morto, visto que está mais do que provado que é um mito. Se numa descida retirar os pés dos pedais e tiver uma mudança engatada, verá que o consumo que está a fazer é 0.

6. Verifique a pressão dos pneus
Certifique-se regularmente se os pneus do seu automóvel têm a pressão recomendada pelo fabricante. Caso tenha que escolher pneus novos, opte pelos que apresentam uma melhor eficiência energética.

7. Verifique os níveis de óleo e do líquido de refrigeração
O simples facto de verificar, de uma forma regular, os níveis de óleo e do líquido de refrigeração, vai permitir que baixe o consumo do seu carro, especialmente se fizer percursos longos ou com veículos mais pesados.