2017 2018

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

7 praias que ainda tens de conhecer antes de acabar o verão

Setembro 5, 2018

Untitled design

Não há nada mais perturbador num dia de praia do que excesso de pessoas. Estragam tudo: o sossego de dormir uma sesta na toalha, os mergulhos no mar e até o simples ato de tirar uma selfie junto à água. É por isso que andamos constantemente à caça de novas praias, secretas ou simplesmente paradisíacas, que de preferência não sejam muito conhecidas, mas que ainda assim tenham um areal branco, a água límpida e uma paisagem deslumbrante.
Podes demorar mais do que 10 minutos a chegar ao areal, é verdade. Mas, em contrapartida, há sempre lugar para estender a toalha e é muito pouco provável que te incomodem quando estiveres a descansar.
Se ainda tens tempo para uma escapadinha de última hora, segue as nossas sugestões. Para além de te dizermos quais são as 7 praias que ainda podes conhecer, mostramos-te quais são os Postos PRIO mais próximos para abasteceres o carro ou simplesmente tomares um delicioso pequeno-almoço.

Conhece as nossas sugestões:

Praia da Adiça, Costa da Caparica: é uma praia deserta porque o caminho difícil desmotiva muitas pessoas de irem lá. Resultado: a praia é quase sempre toda tua. Então e como é que podes chegar lá? Tens de seguir em direção à Fonte da Telha, em Almada, pela Estrada Nacional N377 que atravessa a Mata dos Medos. Só quando vires a base militar da NATO é que paras. Há uma zona de terra batida para estacionar o carro — o resto do caminho tem de ser feito a pé. Como estás no topo da falésia, tens de seguir para o lado direito, em direção à mata, e começar a descer. O caminho é um pouco acidentado, mas o trilho está bem marcado. O trajeto demora entre dez a 15 minutos, por isso é melhor ir com tempo. Mas aproveite: a água límpida, a areia branca e pessoas nem vê-las.

Posto PRIO mais próximo: Charneca da Caparica

ursa

Praia da Ursa, Sintra: não tem infraestruturas nem equipamentos e a descida é longa e acidentada. A escolha do nome deve-se à enorme pedra em forma de urso que existe na praia, que fica ao lado de outra formação rochosa chamada Gigante. O areal tem aproximadamente 50 metros de extensão, mas quando a maré está alta não há muito espaço para estender a toalha. De resto, é uma praia selvagem no seu melhor.

Posto PRIO mais próximo: Cascais – Sintra – A16

 

ribeira do cavaloPraia da Ribeira do Cavalo, Sesimbra: o caminho é perigoso em determinados momentos, por isso recomenda-se todos os cuidados. Quando chegas lá abaixo, porém, percebes que o caminho de aproximadamente 15 minutos compensou. Muito. A areia limpa e branca parece aconchegá-lo na toalha, a água é um pouco fria mas parece tirada de uma qualquer praia paradisíaca lá fora. Se preferires, podes fazer o percurso de barco. Há transfers a garantirem o transporte para lá.

Posto PRIO mais próximo: Sesimbra – Pingo Doce

 

carvoeiro

Praia do Carvoeiro, Lagoa: a praia do Carvoeiro foi escolhidas pelo site de viagens “European Best Destinations” como umas das melhores praias da Europa para se visitar em 2018. Sobre ela, o European Best Destinations refere que é um “pequeno paraíso onde vai querer ficar o resto da vida.” O mar é lindo, a água não é nem muito fria nem muito quente, as ondas podem ser fortes ou, pelo contrário, suaves o suficiente para fazer paddle e descobrir as grutas vizinhas.

Posto PRIO mais próximo: Lagoa N

 

praia da fábricaPraia da Fábrica, Vila Nova de Cacela: a Praia da Fábrica, também conhecida pelo nome de Praia de Cacela Velha, foi considerada uma das melhores do mundo. A distinção foi atribuída pela versão espanhola da revista “Traveler” no verão de 2015, e encheu os portugueses de orgulho. Para chegar à praia, tens duas opções: ou vais a pé, a partir da praia da Manta Rota (quando a maré o permite), ou pedes a um pescador para fazer a travessia da Ria Formosa. O preço do trajeto costuma rondar os 1,50€.

Posto PRIO mais próximo: Altura

 

raposa

Praia da Raposa, Carvalhal: é uma das praias secretas e de acesso muito limitado, o que faz com que esteja sempre deserta. A praia da Raposa fica depois das Praias do Pêgo e da Aberta Nova e só se chega lá seguindo pelo areal destas praias (mas andando um bom bocado) ou através do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz. A praia costuma ter algumas ondas e a água é transparente. É um verdadeiro paraíso secreto numa das zonas mais concorridas no verão.

Posto PRIO mais próximo: Grândola

 

coelhosPraia dos Coelhos, Arrábida: que a Serra da Arrábida é rica em praias extraordinárias, ninguém tem dúvida. Mas a Praia dos Coelhos tem qualquer coisa de especial. Antes da enchente de pessoas à Arrábida podíamos dizer que era pouco conhecida, agora já não é bem assim mas a sua beleza mantém-se (quase) intacta — areia branca, águas cristalinas e a imponente serra nas suas costas.

Posto PRIO mais próximo: Palmela