2017 2018

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

9 erros que comete quando lava o seu carro

Abril 16, 2018

Erros lavagem do carro

Vista por muitos como uma tarefa terapêutica e seguida por alguns como uma verdadeira religião, a limpeza do carro é uma tarefa que tem um potencial muito grande de valorização e prolongamento da vida do veículo. Além de nos sentirmos bem quando andamos com o carro mais limpo, a verdade é que a aspiração, a limpeza de vidros e a lavagem do chassis podem mesmo ajudar a reduzir o risco de acidentes provocados pela fraca visibilidade de um pára-brisas sujo.

Contudo, embora esta pareça uma tarefa relativamente simples, há alguns cuidados que deve ter quando limpa o seu carro, para garantir que todo o esforço não é em vão. Há alguns erros que quase todos os condutores cometem quando limpam e lavam o seu carro e que podem reduzir o valor e tirar anos de vida ao seu veículo:

1. Lavar o carro ao sol 

À primeira vista pode parecer uma ótima ideia. Aproveitar um dia de sol para lavar o carro aparentemente junta o útil ao agradável e dá-lhe a possibilidade de se refrescar um pouco enquanto limpa o carro. No entanto, o calor elevado seca a água demasiado depressa, deixando marcas de água que podem danificar a pintura do seu veículo. Nos dias mais quentes, aproveite sempre as primeiras horas da manhã ou os últimos raios de sol para lavar o seu carro.

 

2. Usar detergentes que não são adequados para carros

Se tem uma mistura secreta de champô e detergente para a loiça que retira toda a gordura e que é um segredo que o seu pai lhe ensinou há 20 anos atrás, tem de parar já porque está a dar cabo do seu carro. Para garantir que a lavagem é realmente eficaz, tem de usar os produtos mais eficazes e menos abrasivos para a pintura. Para garantir que não está a usar nenhum produto desadequado e que até a água que usa é amiga do seu carro, o melhor é procurar sempre um Posto PRIO com um ponto de Lavagem Auto Maxi Micro Wash.

 

3. Lavar o carro com balde e esponja

Imagine todos os grãos de poeira, areia e partículas abrasivas que se juntam no seu carro. Agora junte-os todos numa esponja molhada. Parabéns, acaba de criar uma lixa artesanal. Para tratar de madeiras com arestas salientes até pode ser útil, mas se está a pensar em usar a esponja no carro mais vale pegar na chave e riscá-lo de uma ponta à outra. Além disso, usar o balde com a mesma água em todo o carro só espalha a sujidade, não a elimina. Mais uma vez, se quer ficar mesmo orgulhoso do seu trabalho e poupar a dor nas costas, um Posto PRIO com um ponto de Lavagem Auto Maxi Micro Wash é o local a que se deve dirigir.

 

4. Comece sempre pela parte de cima do carro

Pode não parecer, mas é no topo do seu carro que se acumula uma grande parte das poeiras e sujidade. Por isso, para não ter que lavar duas vezes o carro, comece sempre a lavagem por aqui. Assim garante que a sujidade vai escorrendo em direção à parte inferior do veículo, que deve deixar para último no processo de lavagem.

 

5. Negligenciar os pneus

São um dos componentes que mais sujidade acumula e que tem maior potencial de estragar uma lavagem perfeita. Se quer garantir que o seu carro está impecável quando sai de um ponto de Lavagem Auto Maxi Micro Wash da PRIO, perca algum tempo a lavar e a limpar os pneus.

 

6. Não limpar os pousa copos

É comprovadamente um dos locais mais sujos e que mais bactérias acumula no interior do carro. E por muito bem lavado que esteja o seu carro, se não der a devida atenção ao local onde pousa bebidas, moedas ou até o seu telemóvel, vai acabar por adoecer sem perceber muito bem porquê.

 

7. Esquecer o tablier

Numa escala menor do que o pousa copos, o tablier do seu carro é também um espaço onde as bactérias se desenvolvem e florescem com grande facilidade. Além disso, é um ponto onde facilmente se acumula gordura que depois pode agarrar-se ao pára-brisas e reduzir a visibilidade durante a condução. Por tudo isto, não se fique só pela passagem de um paninho nesta zona. Nas lojas dos Postos PRIO encontra toalhitas e sprays especializados para deixar o seu tablier como novo.

 

8. Não limpar os tapetes

Não, não basta passar o aspirador para deixar os tapetes do seu carro limpos. É que tudo o que passa pelos seus pés acaba nos tapetes do carro e a única forma de os limpar convenientemente é retirá-los do carro, sacudi-los e até lavá-los com a mangueira a jato. Só assim elimina a sujidade e as bactérias acumuladas.

 

9. Desperdiçar água

Ok, antigamente era mais do que normal lavar o carro com a velhinha mangueira: abria-se no início da lavagem e só se fechava uma hora depois, originando aqueles rios que desciam a rua e anunciavam que o vizinho estava a lavar o “boguinhas”. Mas já estamos em 2018. Desperdiçar água desta maneira não só é insensato tendo em conta a escassez existente no mundo, como custa muito dinheiro. Para evitar desperdícios desnecessários, a solução passa por lavar sempre o seu carro num ponto de Lavagem Auto Maxi Micro Wash da PRIO. Aqui pode abrir e fechar a água do sistema jetwash durante a lavagem, reduzindo imediatamente o dinheiro que gasta com este processo. Além disso, a PRIO tem um sistema muito inovador de reaproveitamento de água, garantindo que, mesmo a água que cai no chão durante a lavagem é reutilizada noutras tarefas, como a rega.