2017 2018

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

9 lugares de sonho que tem de conhecer em 2018

Janeiro 24, 2018

Sítios de sonho que tem de conhecer em Portugal

Portugal está na moda, faz parte da elite do turismo mundial e tem todos os aperitivos que tornam obrigatório visitá-lo. Portugal está tão na moda, que em 2017 Lisboa reclamou para si o galardão de “Melhor Destino para City Break do Mundo” pela sua oferta de excelência no que respeita a estadias de curta duração.

Lisboa está na moda, o arquipélago da Madeira foi considerado o melhor destino turístico europeu no capítulo das ilhas, o Algarve recebeu um WTA para o melhor destino turístico de praia na Europa e o rol de destinos nacionais com potencial de “maravilhas” multiplica-se.

O nosso País esconde lugares únicos que provavelmente nunca sonhou visitar, mas uma coisa é certa: devia. Por que não aproveitar uma semana de férias ou alguns fins de semana prolongados de 2018 para ficar a conhecer mais do território nacional? Veja a lista de sugestões que preparámos para si e inspire-se.

E se precisar de abastecer o seu carroa meio do caminho, já sabe que pode sempre aproveitar para abastecer num dos postos PRIO mais próximos da localidade que eleger. Há descontos que vão até aos dez cêntimos por litro, todos os dias do ano.

 

quinta da pitarrela_br

Peso da Régua, Quinta da Pitarrela
Casas senhoriais, quintas produtoras de vinho, palacetes, um cais fluvial onde passam diariamente cruzeiros do Douro e paisagens de cortar a respiração. Estão reunidas as condições perfeitas para uma escapadinha a Peso da Régua, a capital da região demarcada que produz o célebre vinho do Porto.
Para pernoitar, sugerimos o turismo rural Quinta da Pitarrela, situada a três quilómetros da Régua. A quinta da família Ribeiro tem apenas duas casas – a Casa Rosa que tem dois quartos, e a Casa Xisto, com cinco quartos –, e uma piscina virada para o Douro. Tentador, não?

 

sao lourenço do barrocal_br

Monsaraz, São Lourenço do Barrocal
Se é amante das paisagens alentejanas, sugerimos um pulinho à airosa vila medieval de Monsaraz. Vencedora na categoria “Aldeias Monumento” do concurso 7 Maravilhas de Portugal Aldeias, a histórica povoação alentejana é destino obrigatório na sua lista de lugares a visitar em 2018.
Se já o convencemos, deixamos-lhe uma sugestão de alojamento: o complexo turístico São Lourenço do Barrocal, situado no início de uma colina de Monsaraz, bem perto do lago Alqueva. O primeiro cinco estrelas desta região, tem 24 quartos, 16 casas, um spa e uma piscina.

 

refugios do pinhal_br

Castelo Branco, Refúgios do Pinhal
Considerado um autêntico museu ao ar livre, repleto de magníficos vestígios do passado e berço das mais antigas tradições, a “Capital da Beira Baixa” é uma cidade a apontar no mapa.
Aproveite um dos fins de semana prolongados do ano para visitar este destino turístico pouco óbvio e surpreenda-se com a oferta histórica que tem para lhe oferecer. Uma oportunidade única para ficar a conhecer o turismo rural Refúgios do Pinhal, situado a cerca de um quilómetro da vila de Oleiros e a escassos metros da Ribeira Grande. A promessa? Acordar com o sol a beijar a terra.

 

ericeira in love hostel_br

Ericeira, Ericeira in Love Hostel
Tem praias, tem surf, tem ouriços, tem cestaria, tem peixe grelhado e a discoteca mais antiga do país. Razões mais do que válidas para ir passear até à Ericeira e ficar alojado no Ericeira in Love Hostel.
Situado na vila histórica, junto à Praia do Sul, é giro, cozy, romântico, tem um estilo Bohemian Hippie Chic e uma cozinha totalmente equipada, ideal para quem adora cozinhar e dispensa fazer todas as refeições fora.

 

santa luzia art hotel_br
Guimarães, Santa Luzia Art Hotel
Se é um verdadeiro aficionado por arte, está na altura de conhecer o Santa Luzia Art Hotel, um espaço moderno que, logo à chegada, nos transporta para a ideia de galeria de arte. Destaque para o pátio interior no piso térreo que tem umas bancadas com vista para um espelho de água.
Nunca é demais relembrar que esta pitoresca cidade situada no distrito de Braga foi considerada Património Mundial da UNESCO em 2001 e Capital Europeia da Cultura em 2012. Se dúvidas existiam, acabámos de lhe dar inúmeras razões para passar por lá.

 

vila dos castanheiros_br
Ferreira do Zêzere, Vila dos Castanheiros
Ficou em primeiro lugar no top dos destinos tendência realizado pela trivago e é fácil perceber porquê: serras e vales verdejantes que escondem verdadeiros tesouros naturais inesperados.
Se decidir aceitar a nossa sugestão e ir até a este destino náutico, ideal para a prática de atividades de lazer, e não tiver ideia de sítio para ficar alojado, pondere a Vila dos Castanheiros, popular, entre outras coisas, pela simpatia de Manuela, a sua anfitriã.

 

retiro do bosque_br

Minde, Retiro do Bosque Country House
Antes que possa perguntar onde fica porque provavelmente nunca tinha sequer ouvido falar, a freguesia de Minde situa-se no concelho de Alcanena. Tem grutas, trilhos para amantes de trekking e um retiro ideal para um fim de semana romântico, de onde nunca mais vai querer sair.
Vai mesmo ter de ver com os próprios olhos, mas não custa abrir-lhe o apetite: fica num pequeno bosque com vista para o polje (depressão com fundo plano) de Mira-Minde, o maior da região, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, e diz quem já lá esteve que um “ótimo sítio para recarregar baterias”.

 

Casa Senhora da Guia_br

Marialva, Casa Senhora da Guia das Casas do Côro
É uma das 12 aldeias históricas de Portugal, situa-se a poucos minutos da cidade de Mêda, distrito da Guarda, e é uma das relíquias vivas da nossa ancestralidade.
Se o objetivo for visitar Marialva ao jeito de escapadinha de inverno, reserve um quarto na Casa Senhora da Guia das Casas do Côro. Tem a lareira ao fundo da poltrona, uma zona de estar e um balcão exterior com mesa, cadeiras e um jardim. A imagem fala por si.

 

casas do moinh_br

Odeceixe, Casas do Moinho
Situada na Costa Vicentina, esta idílica vila desenhada ao longo de um simpático vale é local de culto para amantes da natureza e gastronomia local.
Se a Costa Alentejana estiver incluída no seu roteiro de locais a visitar em 2018, e quiser vivenciar o verdadeiro espírito de aldeia, sugerimos as Casas do Moinho, espalhadas pela Aldeia Nova do Conselho, para ficar hospedado.