2017

9 truques simples para poupar combustível em viagem

Agosto 7, 2017

9 truques poupar combustivel prio07

Independentemente do carro que se tem, há algo que une todos os condutores: o desejo de poupar dinheiro no combustível. Fique sabendo, que há pequenos cuidados que pode ter que ajudam e muito os consumos da sua viatura.

1 – O conselho mais óbvio é, claro, analisar bem os preços dos combustíveis e optar pelos mais baratos. Nos postos PRIO há descontos todos os dias que vão até 10 cêntimos por litro, sem obrigatoriedade de andar com cartões de descontos ou fidelização. E basta descarregar para o seu telefone a App PRIO para saber qual é o posto mais perto de si e os preços de cada tipo de combustível. Tudo isto graças ao localizador de postos de abastecimento PRIO.

2 – Quando circula na cidade, a baixa velocidade, conduzir de janela aberta não causa grande impacto nos consumos, mas esse cenário muda se estiver a circular a uma velocidade mais elevada em auto-estradas. É que o ar que entra pelas janelas interfere com a aerodinâmica do veículo, levando a um maior esforço do motor e, consequentemente, aumentando assim o consumo de combustível.

3 – Tire do carro tudo o que não precisar para a viagem que está prestes a iniciar e a razão é simples: quanto mais leve estiver a viatura, menos combustível irá consumir.

4 – Certifique-se que os pneus da viatura estão em boas condições e com a pressão correta, uma vez que, se estiverem em mau estado, essa situação limita a eficiência de rolamento, levando a um maior esforço do motor e um aumento dos consumos médios do carro.

5 – Trabalhar corretamente com a caixa de velocidades é meio caminho andado para poupar combustível. Não convém que puxe muito pelas mudanças, nem que deixe o carro “morrer”, porque isso leva a um aumento de combustível. Muitas viaturas já o ajudam neste sentido, uma vez que têm um aviso que indica quando deve reduzir ou aumentar uma mudança.

6 – Quer esteja em vias de realizar uma road trip, ou fazer uma longa deslocação em trabalho, não se esqueça de pesquisar qual o melhor trajeto, de forma a não gastar combustível sem necessidade.

7 – Não facilite quando chegar o momento de levar o carro à oficina para a revisão. É que se não respeitar os “timings” recomendados pela marca, o mais certo é haver uma deterioração na parte mecânica do veiculo, o que levará certamente a consumos desnecessários.

8 – Não se esqueça de verificar os níveis do óleo e do líquido de refrigeração, pois são essenciais para o bom funcionamento do motor. Pelo sim, pelo não, compre uma embalagem de óleo num posto de abastecimento PRIO e leve-o consigo na viagem, não vá o carro precisar que reponha os níveis de óleo.

9 – Se é daqueles que tem o “pé leve”, lembre-se que circular acima dos 100 km/h aumentará forçosamente os consumos do seu carro, isto por causa da resistência ao vento, a qual está intimamente relacionada com a velocidade da viatura.