2017 2018

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Descubra em que postos está o combustível mais barato do País

Janeiro 29, 2018

Aqui está o gasóleo mais barato

O arranque do ano é sempre uma boa altura para criar rotinas que nos permitam poupar dinheiro ao longo do ano. Sabemos que a despesa com combustível é uma das que mais pesa no bolso todos os meses e, apesar de sabermos que a simples escolha do posto em que abastecemos o nosso carro pode fazer toda a diferença, queremos ajudá-lo a saber onde é que consegue poupar mais.

Decidimos fazer um teste e registar os preços dos combustíveis em várias marcas, para depois os comparar com os preços da PRIO e perceber se quando vai a um posto PRIO está mesmo a poupar dinheiro. Com a ajuda da Direção Geral de Energia e Geologia escolhemos 5 postos com uma localização semelhante, pegámos no carro e fomos fazer o teste.

De bloco na mão, registámos os preços – em vigor no dia 25 de janeiro – dos vários combustíveis presentes em cada um dos postos que visitámos: um posto da PRIO e quatro outros postos de marcas concorrentes. Em cada um dos casos analisámos os preços do gasóleo simples e os preços do gasóleo aditivado e fizemos o mesmo exercício no caso da gasolina 95 – simples e aditivada.

Os resultados são mais do que claros: a PRIO é a campeã destacada em toda a linha, como se pode verificar no quadro em baixo. E se no caso da gasolina 95 especial o diferencial de preços entre a PRIO e as restantes marcas pode ir até aos 13,4 cêntimos, no caso do gasóleo especial, a diferença de valores é ainda maior, com a PRIO a cobrar menos 20 cêntimos por litro do que uma das marcas em análise.

quadro comparativo por litro

Estes valores são ainda mais expressivos se considerarmos um abastecimento de 40 litros: se atestarmos o carro com este volume de gasóleo especial, a poupança total obtida na PRIO, em comparação com os preços praticados pelos concorrentes, chega aos 8 euros. Já no caso da gasolina especial, o diferencial de valor é, em alguns casos, superior a 5 euros.

Quadro comparativo deposito cheio