2017 2018

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Dicas indispensáveis para viajar com um bebé a bordo

Março 13, 2018

Viagem com bebé no carro

A chegada de um bebé muda tudo na vida de um casal. Mudam as rotinas, mudam as horas, mudam as prioridades. Até as situações que a dois pareciam simples e descomplicadas se transformam em verdadeiros desafios, como é o caso de fazer viagens de carro.

Sim, viajar com um bebé parece ser complicado, mas a verdade é que basta ter alguns cuidados básicos para que corra tudo bem:

 

Verifique que o seu carro está seguro

Antes de fazer qualquer viagem há vários parâmetros de segurança que deve verificar no seu carro, como a pressão dos pneus. E se está a planear uma viagem com bebés ou crianças no carro, isto ganha uma importância ainda maior. Por isso, antes de se fazer à estrada, tenha sempre o cuidado de passar num Posto PRIO para garantir que os seus pneus estão nas melhores condições. Aproveite também para verificar o nível de óleo, para evitar problemas a meio do caminho.

Se vai transportar um bebé, não se esqueça de desligar o airbag do passageiro, no caso de o transportar no banco da frente do seu carro, e garanta sempre que circula com as portas trancadas.

 

Não se esqueça de usar a cadeira adequada

Esta é a parte mais importante da preparação da viagem. Há cadeiras diferentes para cada idade e peso da criança e é isso a que deve ter atenção. Tenha cuidado de seguir as recomendações de instalação do fabricante quando montar a cadeira no seu carro, já que por mais segura que seja, se não ficar bem posicionada, a cadeira pode deixar em risco a segurança do bebé.

 

Controle a temperatura e a luz interna do carro

O mais confortável para um bebé é viajar com uma temperatura que oscile entre os 23°C e 25 °C. Ou seja, nem muito quente, nem muito frio. Pode usar o ar condicionado para regular a temperatura interna, mas aproveite para ter sempre uma manta à mão. E se vai viajar de dia, não se esqueça de pôr um quebra sol na janela mais próxima do bebé. Aproveite também para aplicar um pouco de protetor solar ao bebé, já que a sua pele é muito mais sensível do que a dos adultos aos raios UV.

 

Faça várias pausas durante a viagem

Quando faz uma viagem com um bebé, a probabilidade de ele se aborrecer e desatar a chorar durante o percurso é muito elevada. Tal como os adultos, os mais pequenos não gostam de ficar na mesma posição durante muito tempo, por isso o melhor é parar várias vezes durante a viagem, para poder dar algum mimo ao bebé e permitir que toda a família descontraia um pouco. Até pode juntar o útil ao agradável e antecipar estas paragens antes de sair de casa, para poder parar num Posto PRIO: pode abastecer o carro, tomar um café e descontrair um pouco. Tudo o que precisa de fazer é descarregar a App PRIO e utilizar o localizador de postos para descobrir os pontos de paragem que lhe forem mais convenientes.

 

Não alimente o bebé durante a viagem

Alimentar um bebé com o carro em andamento pode transformar-se num verdadeiro pesadelo. Mesmo com toda a atenção do mundo, o bebé pode engasgar-se e criar uma situação de pânico no carro que rapidamente pode evoluir para um acidente. O ideal é programar as pausas na viagem com as horas das refeições do bebé.