2017 2018

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Saiba como os doces de Natal podem salvar o planeta

Dezembro 20, 2017

iguaria-coscoroes

A poucos dias da véspera de Natal é hora de pensar em todos os doces que tem para preparar em casa. Rabanadas, coscorões, sonhos de abóbora, de cenoura ou até mesmo simples, tudo iguarias das quais sentimos saudades o ano inteiro. No entanto, e depois de preparar todos estes doces, há um problema comum a tantas famílias: o que fazer ao óleo que foi usado para fritar tudo isto?

Nesta situação há dois tipos de pessoas: as que deitam imediatamente o óleo fora e as que pensam a longo prazo, apostam na solução ecológica e deixam os restos de óleo alimentar usado num dos postos de abastecimento PRIO, evitando o desperdício e a poluição do planeta.

Se não faz parte deste último grupo de pessoas, temos alguns factos que precisa mesmo de conhecer. Em primeiro lugar, sabia que apenas um litro de óleo alimentar usado poluí um milhão de litros de água? Sabia também que a PRIO utiliza todo o óleo deixado nos oleões espalhados de Norte a Sul do país para produzir biodiesel? Por fim, se o seu problema é ter de se deslocar para encontrar um oleão, temos boas notícias: até 2020, a PRIO terá até 605 pontos de recolha espalhados por todo o país.

Para reciclar o óleo dos seus doces de Natal não há nada mais simples, basta coar o óleo para retirar todos os resíduos, guardar numa garrafa de plástico e depositar num dos oleões simples disponíveis nos postos de abastecimento PRIO. Se preferir os oleões avançados o processo é semelhante, a única diferença é que tem de colocar o seu óleo numa garrafa própria, oferecida no posto de abastecimento, e posteriormente depositar na máquina de recolha.

Portanto já sabe, passe num dos postos de abastecimento PRIO, que estão abertos 24 horas por dia, mesmo no Natal e no Ano Novo, para deixar o seu óleo usado num dos oleões simples ou avançados. De caminho, aproveite e abasteça o seu carro e poupe com os descontos diários que podem chegar até 10 cêntimos por litro no combustível.