2017 2018

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Estes truques prolongam a vida do seu carro

Maio 4, 2018

Dicas poupar carro

Quase todos os condutores sabem que, se querem que o seu carro sobreviva além dos primeiros anos de vida, há uma série de cuidados básicos a ter. Mudar o óleo, trocar pneus, verificar níveis, mudar filtros e pastilhas de travões. Estas são as coisas a que devemos dar atenção nas manutenções periódicas a que devemos levar o nosso carro e que são vitais não só para a saúde do motor, mas também para a sua segurança e de todas as pessoas que viajam consigo.

Mas se, por um lado, estas verificações e trocas ajudam a garantir que o seu carro funciona no dia a dia, a verdade é que há algumas tarefas que pode realizar e que permitem que o seu carro dure mais tempo. São estes pequenos truques que prolongam a vida do motor, mantêm a viatura com um aspeto mais cuidado e que permitem que o valor de mercado não caia de uma forma tão rápida como costuma acontecer com qualquer carro.

Mantenha o carro limpo
Por fora e por dentro. E por diferentes razões. Em primeiro lugar não é difícil perceber que um carro que não é lavado convenientemente e de tempos a tempos acaba por ficar com a pintura estragada mais depressa. As poeiras, areias, manchas de água ou resina são verdadeiros inimigos da pintura e podem custar-lhe muito dinheiro. Para combater todos estes elementos, certifique-se que lava o seu carro, pelo menos, uma vez a cada duas semanas. E se é daquelas pessoas que não gosta de perder muito tempo a lavar o carro, o melhor a fazer é passar num espaço de Lavagem Auto ‘Maxi Micro Wash´ da PRIO.
Mas atenção, tão importante como deixar o seu carro a brilhar por fora, é limpar o interior do veículo. Hidratar os plásticos ou peles interiores permite manter o valor do carro e as limpezas evitam a acumulação de bolores e bactérias que são potencialmente perigosos para a sua saúde.

Não ande com peso a mais
Quantas vezes não andou meses com as malas da praia, os chapéus de sol, de chuva e brinquedos na mala do seu carro. Não é só tralha que transporta quando anda com a mala do carro cheia de coisas. É peso a mais que acabam por puxar mais pelo seu carro. O desgaste dos pneus é maior, o esforço e desgaste do motor também.
Claro que a curto prazo isto não tem um significado especial, mas se somar todas as vezes que andou com peso desnecessário no carro e fizer um exercício simples de matemática, perceberá rapidamente que, além de estar a exigir demais ao seu veículo, também anda a gastar mais combustível do que devia. Mesmo que tenha sempre o cuidado de abastecer o seu carro na PRIO e poupar de cada uma destas vezes com os descontos que chegam aos dez cêntimos por litro.

Não puxe pelo motor assim que começa uma viagem
Já se sabe que as manhãs são passadas a correr: de casa para a escola dos miúdos e depois para o trabalho, sempre num contra-relógio constante. Assim é difícil não começar logo a puxar pelo carro. No entanto, e por muito que o bem-estar do nosso veículo seja a última das preocupações, a verdade é que o motor precisa de algum tempo para aquecer convenientemente e fazer chegar óleo a todos os seus elementos. Quando isto não acontece, o desgaste do motor é maior e muito mais rápido, tirando anos de vida ao seu carro.

Fique pelas rotações mais baixas
Baixas rotações durante a condução são sinónimo de eficiência. Circular com rotações mais elevadas queima combustível de forma mais rápida e acaba por se traduzir num maior desgaste de todo o carro. Se quer que o seu motor possa aguentar mais quilómetros ao longo de toda a sua vida útil, o ideal é sempre usar mudanças mais altas e as descidas para usar a inércia do carro e baixar as rotações do motor.