fabrica
Fábrica de Biodiesel

A PRIO possui uma unidade de produção de Biodiesel no Porto de Aveiro, com capacidade para 113 880 ton/ano e um laboratório de controlo de qualidade em funcionamento 24 horas por dia. Desde que foi criada, em 2006, a PRIO tem dedicado uma atenção especial à inovação e à melhoria contínua dos seus produtos. Nesse sentido, a PRIO tem colaborado com várias instituições de investigação e desenvolvimento, tendo conduzido vários testes em colaboração com diferentes Universidades. Os resultados dos estudos efetuados e a satisfação dos clientes demonstram a elevada qualidade do Biodiesel PRIO, quer como componente no gasóleo quer como componente em formulações de especialidades químicas. A PRIO Energy disponibiliza aos seus clientes a possibilidade de desenvolvimento conjunto de formulações otimizadas à sua situação. 015_10-aO Biodiesel é o nome mais comum dos ésteres metílicos de ácidos gordos (FAME, do acrónimo em inglês Fatty Acid Methyl Ester), e é produzido através da transesterificação de óleos e gorduras (triglicéridos).

Características técnicas do Biodiesel PRIO

O Biodiesel PRIO é produzido de acordo com a mais avançada tecnologia, seguindo processos e métodos que garantem a qualidade do produto final. Tendo como base as especificações da Norma Europeia de qualidade EN14214. Os elevados padrões de qualidade da PRIO permitem não apenas cumprir as especificações da EN14214, mas garantir um produto com especificações mais exigentes. É assim que podemos garantir que qualquer motor diesel, movido a Biodiesel PRIO, mantenha o seu desempenho, mas diminua, significativamente, o seu impacto no meio ambiente.

Utilização do Biodiesel como componente de gasóleo

O Biodiesel é um combustível alternativo ao gasóleo, sendo já produzido industrialmente em grande escala, em Portugal, desde 2006. Pode ser utilizado como substituto do diesel convencional e não exige alterações do motor. Dadas as suas características de inflamabilidade e biodegradabilidade, o Biodiesel é uma alternativa ao diesel, mais segura e biodegradável.

Biodiesel: mais seguro e mais amigo do ambiente

O Biodiesel tem vindo a ser cada vez mais encarado como uma ferramenta de redução de CO2, assumindo uma crescente importância na promoção da sustentabilidade, em Portugal e no restante espaço comunitário. Desde o dia 1 de janeiro de 2010, todo o gasóleo rodoviário (dito convencional) comercializado no Território Nacional Português conta com uma incorporação de 7% de Biodiesel pelo que, ao abastecer com Gasóleo em qualquer rede de postos de abastecimento de combustíveis em Portugal, está na realidade a utilizar um Gasóleo com 7% de Biodiesel (B7). Para além de contribuir para uma mobilidade mais sustentável, a introdução de Biodiesel no gasóleo traz várias vantagens de ordem técnica.

Comparativamente com o Diesel Convencional o Biodiesel tem:

Estudos realizados em banco de ensaios e em frotas de veículos ligeiros e pesados indicam que se pode obter uma redução de até 4% no consumo quando se utiliza gasóleo com 10% de Biodiesel.

Simples de Utilizar. Melhor Desempenho. Seguro. Económico

Os estudos conduzidos pela PRIO em cooperação com várias entidades apontam para que as misturas de Biodiesel com gasóleo mais favoráveis ao consumidor são as que contêm entre 10 e 30 % de Biodiesel, gama em que é notória uma diminuição de consumo face ao gasóleo tradicional. A percentagem ideal depende dos percursos mais frequentes, do tipo de condução e do motor do veículo. Na PRIO, estamos disponíveis para encontrar o combustível ideal para si, através de análises e testes detalhados. Biodiesel PRIO – para cada caso, uma formulação ideal.

Utilização do Biodiesel como componente de formulações de poliuretanos

Pelas suas características excecionais de solvência e viscosidade, o Biodiesel é um excelente plastificante que pode ser utilizado em diversas formulações de poliuretanos, consistindo numa alternativa segura aos tradicionais produtos com implicações nefastas no ambiente.

Excelente Solvente. Plastificante amigo do ambiente.

Para estas aplicações, é extremamente importante garantir um baixo teor de água e de contaminantes. O Biodiesel Prio pode ser usado com segurança em formulações de poliuretanos, uma vez que garantimos teores de água e contaminantes a níveis mais baixos que os permitidos pela norma europeia de qualidade do Biodiesel.

A norma EN14214 exige um máximo de 500 ppm de água. A Prio garante 300 ppm.

O Biodiesel Prio tem sido usado com sucesso na formulação de poliuretanos para várias aplicações tais como prepolímeros de isocianato, adesivos e espumas flexíveis e rígidas. O biodiesel pode também ser incorporado na produção de revestimentos, tirando partido não só das suas características técnicas intrínsecas (viscosidade e solvência) mas também do seu elevado ponto de ebulição (>200 ºC) que faz dele um produto amigo do ambiente, por não ser considerado um COV (composto orgânico volátil). Ponto de ebulição > 200 ºC. O Biodiesel permite reduzir o teor de COVs.

info line DIA ABERTO NA FÁBRICA Convidamos as Escolas e Empresas a visitar a fábrica de Biodiesel localizada na sede da PRIO Energy, no Porto de Aveiro. Venha conhecer a unidade de produção de Biodiesel, com capacidade para 113 880 ton/ano e o laboratório de controlo de qualidade em funcionamento 24 horas por dia. Venha conhecer todo o processo! A primeira quinta-feira de cada mês é dia de visita. O número de pessoas é limitado por cada visita. Faça já a sua reserva, enviando e-mail para  comunicacao.prio@prioenergy.com

© 2017 PRIO Energy. Todos os direitos reservados