2017 2018

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

PRIO cria concurso de reciclagem de óleo entre escolas

Janeiro 29, 2018

PRIO Top Level

Já arrancou a 1.ª Edição do Concurso Regional Escola PRIO TOP LEVEL, que vai colocar cerca de seis mil alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos de 23 escolas da região da Beira Interior em competição pela separação e reciclagem de óleos alimentares usados (OAU).

A iniciativa, organizada pela PRIO e pela Hardlevel, em parceria com a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente e pela ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, vai decorrer ao longo dos próximos quatro meses em 10 municípios da região, nomeadamente Almeida, Belmonte, Figueira Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Manteigas, Pinhel, Gouveia, Seia e Covilhã. Durante este período, cada escola – que está equipada com um oleão simples PRIO TOP LEVEL – vai tentar recolher a maior quantidade possível de óleos alimentares usados.

Para alcançar este objetivo, cada aluno recebeu um kit didático composto por: jogo de cartas didáticas, para que possam jogar em família e ao mesmo tempo aprender qual a importância de reciclar os óleos alimentares usados, assim como um funil para tornar mais fácil a reciclagem.

A par do concurso, a PRIO irá ainda realizar um vasto conjunto de ações de sensibilização em cada escola. Estas ações contarão com a presença da Mascote Ólina e com uma equipa da organização para explicar a importância da reciclagem de OAU e como se transforma OAU em biodiesel, um biocombustível amigo do ambiente.

Os alunos que participem neste concurso vão poder ainda acompanhar em tempo real a evolução da competição, através do site www.escolapriotoplevel.pt. Aqui, toda a comunidade escolar que está inscrita no Concurso, pode consultar o regulamento, ficar a saber mais sobre o projeto PRIO TOP LEVEL e descarregar atividades lúdicas para jogar com família e amigos, bem como o jogar online o PAC-OLINA.

“Acreditamos que esta iniciativa terá um impacto muito positivo, quer para o ambiente quer para a região. Com a dinâmica associada a este Concurso, iremos sensibilizar os cerca de 6.000 alunos inscritos bem como toda a comunidade envolvente. Juntos queremos sensibilizar a população jovem da região da Beira Interior para reciclar o óleo alimentar usado; chegar à casa das 78.000 famílias que residem nos 10 Municípios participantes e recolher cerca de 10.000 litros de óleos alimentares usados.”, referiu durante a cerimónia, Nuno Correia da PRIO.