2017 2018

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Sabes quando é que deves trocar os pneus do teu carro?

Julho 23, 2018

pneus

 

 

Ter os pneus do carro em más condições é meio caminho andado para se ter problemas. Pneus desgastados derrapam mais, têm maior risco de rebentar e são um verdadeiro perigo para ti e para quem transportas no teu carro.

Para garantir que nunca tenhas nenhum problema provocado pelo estado dos teus pneus, temos algumas dicas que te podem ajudar:

Verifica regularmente a pressão dos pneus
Não tem nada que saber e não custa nada. Basta passares num Posto PRIO uma ou duas vezes por mês para garantir que estás a circular com os pneus com a pressão certa. Nestes casos, o ideal é ver sempre qual é a recomendação do fabricante do teu automóvel, para assegurar que tens a pressão correta. Este é o primeiro passo para evitar o desgaste prematuro das rodas, o consumo excessivo de combustível e potenciais rebentamentos.

Os pneus que tens são os adequados?
No manual do carro estão sempre identificadas as medidas de pneu que deves usar no veículo. Sempre que trocares de pneus, não te esqueças de verificar se estás a colocar os pneus corretos. Além de ser ilegal e dar direito a multa, andar com pneus que não estão homologados para o teu carro também pode constituir um perigo na condução.

Vê se há deformações nos pneus
Se por um lado, um olhar mais treinado ajuda a detetar problemas com os pneus; por outro, há coisas que saltam à vista de qualquer um, como deformações ou irregularidades. Basta teres o cuidado de, com alguma regularidade, fazeres uma revista rápida às rodas. Deformações que saltem à vista ou desgaste irregular – mais nas bordas do pneu, por exemplo – são motivo de preocupação e devem merecer uma visita ao mecânico.

Verifica se estão a ficar carecas
A forma mais eficaz de ficar a saber em menos de um minuto se os pneus estão a ficar carecas é pegar numa moeda de um euro e inserir numa das ranhuras do pneu. Se quando fizeres isto conseguires ver a parte dourada do aro, quer dizer que a profundidade do sulco do teu pneu está curta e que está na hora de mudar de pneus. Recomenda-se que a profundidade dos sulcos do pneu tenha cerca de 3 milímetros. A profundidade mínima dos principais sulcos do pneu deve ser de pelo menos 1,6 mm. Se estiver abaixo deste mínimo legal, quer dizer que tens de os trocar.

Não adies a troca de pneus
Se não houver nenhum problema como desgaste anormal, os pneus devem trocar-se a cada 40 mil quilómetros, mais ou menos. Faças o que fizeres, não adies muito a operação. É uma questão de segurança, mas também de poupança: trocar pneus sai bem mais barato do que um trabalho de reparação de chapa.