2017 2018

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Saiba como evitar o trânsito na Páscoa

Março 26, 2018

Depois do Natal, a Páscoa é, por norma, a altura do ano eleita pelos portugueses para uma escapadinha em família, incentivada pela pausa escolar que antecede o terceiro período letivo. E até aqueles que optam por não tirar férias nesta época, aproveitam a oportunidade para juntar os mais chegados à volta da mesa. Mesmo que isso signifique enfrentar longas filas de trânsito, próprias do aumento de tráfego nas estradas.

Na contagem decrescente para o feriado de Páscoa que, este ano, partilha o protagonismo com o Dia das Mentiras, deixamos-lhe algumas dicas para fugir ao trânsito e chegar ao destino sem ver aumentada a coleção de cabelos brancos.

Evite as horas de ponta

Tendo em conta que o feriado de Páscoa calha, como sempre, a um domingo, a sexta-feira que o antecede – 30 de março – é considerada o dia crítico. Sobretudo ao final do dia, quando toda a gente decide fazer-se à estrada imediatamente a seguir ao trabalho. Se é esse o seu caso e não consegue antecipar a viagem, opte por adiá-la umas horas e aproveite para descansar antes. Conduzir à noite ou de madrugada, sobretudo para quem tem filhos pequenos, é sinónimo de uma viagem mais descansada.

Utilize aplicações de navegação 

Se não conseguir evitar pôr-se a caminho ao mesmo tempo que o resto da multidão, sugerimos-lhe que faça de uma das seguintes aplicações – Waze, Google Maps, MEO Drive, Buzzstreets – a sua melhor companhia. Qualquer que seja a sua escolha, terá acesso em tempo real a informação sobre o seu percurso, podendo evitar os indesejados engarrafamentos. 

Opte por caminhos menos concorridos

O desejo de chegar rapidamente ao destino leva a maioria dos condutores a optar pelo caminho mais rápido. Resultado: filas intermináveis de trânsito a entupir as principais autoestradas. Na dúvida, pode sempre consultar uma das aplicações acima mencionadas, mas, sempre que possível, opte por alternativas secundárias.

Faça um pit stop num posto PRIO

Enfrentar longas filas de trânsito durante horas a fio resulta em cansaço que pode ter repercussões na segurança rodoviária. Para evitar que o seu estado de fadiga ponha em causa a sua condução, faça pausas de 10 a 15 minutos entre cada duas horas de condução num dos muitos postos PRIO disponíveis ao longo da sua viagem. Pode abastecer aos preços mais baixos, verificar a pressão dos pneus, beber um café e comprar refeições rápidas e snacks saudáveis.