2017

Saiba qual é a cadeira ideal para transportar os seus filhos

Setembro 6, 2017

PRIO-bebeabordo

A segurança dentro de um automóvel é um dos fatores mais importantes que deve ser tomado em conta. Porque a segurança das crianças é essencial, a PRIO dá-lhe algumas dicas relativas ao uso das cadeiras de criança para automóvel.

Pode optar entre diferentes opções de conforto para que o seu filho se sinta mais cómodo e seguro e pode mesmo optar por cadeiras com o desenho animado favorito do seu filho, para que ele se sinta mais feliz.

O transporte das crianças deve ser feito no banco da frente ou no banco traseiro, dependendo da idade e da altura.

cadeira auto 11. Desde o nascimento até aos 13kg ou 75cm, deve ser utilizada a cadeira homologada pelo R44 ou pelo R129. Esta cadeira é geralmente designada como ovo ou baby coque.
Com a utilização desta cadeira, o seu filho fica protegido relativamente a embates laterais, tendo uma maior proteção da cabeça, pescoço e coluna. A cadeira deve ser sempre colocada voltada para trás até aos 15 meses, sendo proibida a sua utilização em lugares equipados com airbag frontal ativo.

 

 

Cadeira auto 22. Dos 12 meses até aos 2 anos, deve ser utilizada a cadeira homologada dos 0 aos 18 kg que pode ser instalada voltada para trás até aos 13 kg e, de frente, até aos 18 kg. Estas cadeiras não devem ser utilizadas antes dos 9 meses e, caso a queira colocar de frente, após a criança atingir os 13 kg, confirme com regularidade se o cinto de segurança se encontra bem apertado, sem estar torcido. Caso pretenda transportar o seu bebé de frente, aconselha-se preferencialmente a utilização de cadeiras instaladas com Isofix, visto que estas reduzem as folgas na fixação, bastante perigosas em caso de travagem ou acidente.

 

Cadeira auto 33. Dos 12 meses até aos 3 ou 4 anos, recomendam-se as cadeiras homologadas pelo R44/04, R129 ou i-Size. As duas últimas só podem ser utilizadas em veículos que estejam equipados com Isofix. Para a instalação da cadeira, terá que encaixar os ganchos Isofix nos dois pontos inferiores, na base das costas do banco do automóvel. Isto irá permitir uma maior proteção face aos embates laterais, uma classificação baseada na altura e na estatura da criança, permitindo o transporte de frente, somente depois dos 15 meses.

 

Cadeira auto 44. Para crianças com mais de 3 ou 4 anos, mas com menos do que 15 kg de peso, aconselham-se as cadeiras de apoio (banco elevatório com costas) que irão facultar à criança uma altura mais favorável para que esta consiga colocar o cinto de segurança sobre as zonas ósseas do corpo: raiz das coxas, esterno e clavícula.
Para uma segurança mais reforçada do seu filho, este deve ser sentado encostado o máximo possível para trás, estando o encosto de cabeça da cadeira devidamente regulado em conformidade com a altura da criança. Relativamente ao cinto de segurança, a sua parte inferior deverá passar por baixo da guia inferior existente no assento, para que o cinto fique sobre a raiz das coxas e regulado à altura do ombro da criança, não interferindo com o pescoço.

Nos modelos de cadeiras que possuam costas destacáveis, estas não devem ser retiradas antes dos 8 ou 9 anos de idade. Tenha atenção para que a sua criança não coloque o cinto por baixo do braço, visto que corre o risco de formar lesões muito graves ou até mesmo fatais em alguns órgãos.

Atente sempre na máxima segurança dos seus filhos, seguindo estes conselhos da PRIO, para que tenha uma condução ainda mais segura e tranquila para toda a família.