2017

Truques para evitar ser vencido pelo cansaço ao volante

Outubro 6, 2017

tiredED

Depois de um dia inteiro de trabalho, o seu nível de concentração e a sua capacidade de reação estão em baixo, enquanto o seu nível de cansaço está elevado. Por este motivo, aventurar-se em viagens longas é algo que tem de ser feito com muita cautela. Saiba como evitar o cansaço e as suas consequências:

Se viajar distâncias longas, faça paragens

Não há nada pior que fazer uma viagem grande se estiver cansado. Para além disso, é pouco seguro fazê-lo. Recomenda-se que faça paragens, quando passarem duas horas do início da marcha ou a meio do trajeto. Descarregue a app da PRIO e insira o seu trajeto para saber qual é o posto de abastecimento PRIO mais próximo de si. De seguida basta seguir as indicações para fazer a sua paragem num posto cujas características – como o horário e os serviços disponíveis – sejam adequadas às suas necessidades.

Se estiver muito cansado, não conduza

Se teve um dia longo e extenuante, deixe a viagem para o dia seguinte, depois de uma boa noite de sono, ou peça ao seu companheiro de viagem que tome o seu lugar. O nível de atenção que tem de ter para uma viagem mais longa não é compatível com cansaço extremo – dê primazia à sua segurança, sempre.

Viaje em condições apropriadas

Há certos fatores que influenciam o seu nível de cansaço. A temperatura do veículo deve estar entre os 21 e os 24 graus, evitando as temperaturas muito frias e muito quentes. Mantenha-se hidratado, levando uma garrafa de água fresca consigo ou então aproveite a paragem para beber um refrigerante, que lhe dará aquela energia extra graças ao açúcar. Tenha ainda atenção a medicamentos que esteja a tomar, visto que alguns podem provocar sonolência.

Fuja dos excessos

Ainda que um copo de vinho à refeição não faça mal, se quer manter-se alerta, evite por completo o álcool antes de viajar. Refeições longas e fartas também são para ser evitadas, visto que a moleza e o desejo de passar pelas brasas depois de comer vão ser difíceis de combater. Tente também não viajar depois de fazer uma atividade física muito exigente ou de um dia de trabalho particularmente cansativo.

Planeie a sua viagem

Antes de iniciar a sua viagem, planeie-a. É crucial ponderar paragens, pelo menos a cada 200 km percorridos ou a cada duas horas, para descansar. Estas são as marcas em que o seu sistema começa a acomodar-se e o cansaço pode emergir abruptamente. Se sentir cansaço antes deste marco, é recomendado que antecipe a paragem. Aproveite para comer e beber algo, sair do carro, apanhar ar e esticar as pernas.

Desejamos-lhe uma boa viagem!